Anuncie Aqui:

Kirigami



kirigami

Arte japonesa de produzir trabalhos decorativos através de dobras e corte de papel em diversas formas, denominado também de “trabalho de artesanato com recorte”. Tem sido realizado desde os tempos antigos em diversas regiões do mundo utilizando diferentes padrões abstratos e geométricos, desenhos recortando formas de pessoas e paisagens, maquetes com maniaturas de casas e móveis.


Tradicionalmente é uma arte de criação de papel vazado usando-se o estilete, tesoura e outros instrumentos cortantes no papel washi. Diferentemente do kiriê (veja neste capítulo), o desenho formado no papel vazado é totalmente contínuo. No padrão tradicional do Japão existe o “monkiri” que produz uma simetria formal no papel recortado .

Nascida na China no século 4, a arte do kirigami foi divulgada no século 17 através dos samurais e até hoje está presente em diferentes manifestações culturais como os enfeites usados nos templo xintoístas, os papeis colocados nos bambus para o festival de Tanabata, ou ainda, enfeites como os usados em árvores de Natal. Foi ainda utilizado para produção de moldes para tingimento de tecidos.


Já o padrão usado nas escolas primárias para as aulas de trabalhos manuais, em sua maioria, utiliza o recorte livre das estampas e depois são feitas as junções dos desenhos produzidos.


Nos dias atuais, o arquiteto Massahiro Chatani, professor do Instituto de Tecnologia de Tokyo, é o principal responsável pelo resgate dessa arte através de exposições e publicação de livros didáticos a partir de 1981.


No Brasil, essa arte foi batizada de origami arquitetônico (embora os princípios básicos do origami seja distinto) e está sendo utilizada não somente para confecção de cartões tridimensionais, mas também aplicada para criar livros infantis, embalagens, displays e material promocional. Na realidade também não está sendo feita uma distinção entre as técnicas de kirie e kirigami, melhor dizendo até uma certa confusão na utilização desses nomes.

Fonte: http://www.fjsp.org.br/guia/cap06_e.htm

← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar... Sua opinião é muito importante pra nós! Volte sempre e não esqueça de dar um Ctrl + D para salvar o site nos seus favoritos ;)

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *