Anuncie Aqui:

Tumor de pele em crianças que sobreviveram a uma neoplasia parece ser sinal de alerta para o aparecimento de novos tumores

No estudo Childhood Cancer Survivor Study, o Dr. Gregory T. Armstrong e colaboradores relataram que crianças que sobrevivem ao câncer têm um aumento na incidência de neoplasias subsequentes (NSs). Aquelas que sobrevivem à primeira neoplasia subsequente (NS1) se mantêm em risco de desenvolver novas neoplasias subsequentes múltiplas.

O estudo foi publicado no The Journal of Clinical Oncology e mostra que de um total de 14.358 sobreviventes de câncer infantil (por cinco anos), foram realizadas análises em 1.382 sobreviventes com uma neoplasia subsequente. A incidência cumulativa de uma segunda neoplasia subseqüente (NS2), seja maligna, seja benigna, foi calculada.

Um total de 1.382 sobreviventes (9,6%) desenvolveram uma SN1, dos quais 386 (27,9%) desenvolveram uma SN2. Daqueles com uma SN2, 153 (39,6%) desenvolveram mais de duas NSs. A incidência cumulativa de SN2 foi de 46,9%, 20 anos após a SN1. A incidência cumulativa de SN2 entre sobreviventes expostos à radiação foi de 41,3%, 15 anos após, em comparação com 25,7% para aqueles não tratados com radiação. Sobreviventes expostos à radiação que desenvolveram uma NS1 de câncer de pele não melanoma (NMSC) tiveram uma incidência cumulativa de NSs malignas de 20,3%, em 15 anos, em comparação com apenas 10,7% daqueles expostos à radiação e cuja SN1 foi uma NS maligna invasiva (excluindo-se o câncer de pele não melanoma).

O presente estudo conclui que NSs múltiplas são comuns entre os sobreviventes de um câncer infantil com o passar dos anos. Uma NS1 de câncer de pele não melanoma identifica uma população com alto risco de NS maligna invasiva. Sobreviventes não expostos à radiação que desenvolvem várias NSs representam uma população de interesse para o estudo da suscetibilidade genética para neoplasias.

Fonte: Journal of Clinical Oncology, publicação online de 27 de junho de 2011

← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar... Sua opinião é muito importante pra nós! Volte sempre e não esqueça de dar um Ctrl + D para salvar o site nos seus favoritos ;)

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Teste sua Conexão:

Saiba Sua Velocidade Real de Conexão!

Visitantes On Line:

Desde: 17/08/2009: Locations of visitors to this page