.......

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Prova de Odontologia CESPE/UNB

Prova de Odontologia CESPE/UNB

Aguarde aparecer o player do Video, depois dê o Play!
Para evitar o travamento, depois de dar o play, assim que começar o video pause e espere uns segundos para carregar a barra do Buff depois novamente de o Play para assistir.

Questões comentadas do concurso do CESPE/UNB - Odontologia

1- A placa dental é um requisito indispensável para o início da cárie e da doença periodontal. A placa dental ou bacteriana pode ser definida como uma película bacteriana fortemente aderida à superfície dentária e que não é formada apenas por restos alimentares. No que se refere à placa dental, assinale a opção incorreta.
(A) A placa subgengival é menos aderente, porém mais periodontopatogênica.
(B) A placa supragengival contém uma flora predominante de microrganismos gram-positivos.
(C) A placa subgengival contém uma maior quantidade de microrganismos gram-negativos.
(D) A placa supragengival é menos cariogênica que a placa subgengival.

2- Acerca da etiopatogenia da doença cárie, assinale a opção correta.
(A) Evidências científicas sugerem que o Streptococcus gordonii, o Streptococcus mutans e o Streptococcus sobrinus estão relacionados à progressão de lesão de cárie em dentina.
(B) Microscopicamente, a lesão de cárie em esmalte é visualizada como uma desmineralização subsuperficial do esmalte.
(C) A resposta do complexo dentina-polpa ao estímulo causado pelo ataque dos ácidos de bactérias acidogênicas é a formação de dentina secundária.
(D) A lesão de cárie nas superfícies radiculares é de progressão rápida e de difícil controle.

3- Os cimentos de ionômero de vidro surgiram da associação do ácido proveniente do cimento de policarboxilato com o pó do cimento de silicato. Suas propriedades físicas e biológicas possibilitam sua ampla aplicação clínica em Odontologia. A respeito desses cimentos, assinale a opção incorreta.
(A) Os cimentos ionoméricos apresentam adesão à estrutura dental por meio dos radicais carboxílicos que se unem ao cálcio da dentina e do esmalte.
(B) O cimento ionomérico apresenta, durante o primeiro estágio de presa, alta suscetibilidade ao ganho (sinérese) e perda de líquido (embebição).
(C) As propriedades mecânicas dos cimentos ionoméricos dependem da sua proporção pó-líquido. Um aumento na quantidade de pó reduz a adesividade e a translucidez do material.
(D) Entre as principais indicações dos cimentos ionoméricos, incluem-se o selamento de cicatrículas e fissuras, as restaurações atraumáticas (ART), a dessensibilização dentinária e a cimentação de próteses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar... Sua opinião é muito importante pra nós! Volte sempre e não esqueça de dar um Ctrl + D para salvar o site nos seus favoritos ;)

BlogBlogs.Com.Br