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quinta-feira, 20 de março de 2014

Sucos Antioxidantes


Com a ajuda das nutricionistas Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo, e Andrea Santa Rosa, do Rio de Janeiro, membro do Instituto de Medicina Funcional (EUA), selecionamos cinco receitas funcionais. Com elas, você previne diversos problemas causados pela oxidação, como o envelhecimento e até alguns tipos de cânceres. Saborosos, esses sucos ainda hidratam, nutrem e proporcionam outra série de benefícios para seu corpo. Para potencializar a ação deles, prefira ingeri-los ainda em jejum (logo quando você acorda ou entre as refeições). Assim, você manda embora a nhaca e tem um dia a mil.
1. É antioxidante e renova o fígadoIngredientes
► 
1 xícara (chá) de amoras frescas
► 3 ramos de manjericão
► ⅔ de copo (175 ml) de água de coco
Benefícios“Manjericão é fonte de magnésio, mineral essencial para ativar enzimas do fígado envolvidas no processo de limpeza e proteção”, diz Andrea. Já a água de coco repõe os sais minerais.
Quando também é legalNo dia seguinte à bebedeira, pois é capaz de amenizar sintomas da ressaca. Por ser um repositor de eletrólitos, aposte neste suco também depois da malhação.
2. É antioxidante e seca gorduraIngredientes
► 
1 maçã sem caroços
► ½ cenoura
► 1 colher (sopa) de salsinha
► 1 colher (sopa) de suco de limão
► ½ copo (125 ml) de água gelada
BenefíciosSalsinha e limão são fontes de vitamina C, nutriente que dá força para o sistema imunológico. “Maçã tem ácido málico,
que auxilia a desintoxicação do fígado e a eliminação da gordura”, afirma Andrea.
Quando também é legal
Durante a corrida, dentro da sua garrafa. Pois, além de hidratar, é bastante refrescante.
3. É antioxidante e aumenta a imunidadeIngredientes
► 
1 maçã sem caroços
► ½ cenoura
► ½ inhame sem casca
► 1 folha de couve
► 1 colher (sopa) de aipo
► 1 pedaço pequeno de gengibre
► 1 colher (café) de linhaça
BenefíciosDe acordo com Andrea, o inhame elimina os radicais livres do organismo e, por isso, tem propriedades que reforçam o sistema imunológico e protege contra  o câncer.
O aipo, por sua vez, é rico em potássio, que ajuda a proteger as artérias. E o gingerol presente no gengibre tem ação termogênica, que acelera o metabolismo.
Quando também é legal
À noite, quando a fome bate antes de ir para a cama. Além de não pesar no estômago, você ainda consegue torrar calorias enquanto dorme.
4. É antioxidante e combate inflamaçõesIngredintes
► 
½ kiwi sem casca
► 1 folha de couve
► 1 pera
► 1 pedaço pequeno de gengibre
► ½ batata tipo yacon
► 1 colher (sopa) de chia
► ½ copo (250 ml) de água gelada
Benefícios“A batata yacon é rica em água e fibras. Por ter baixo índice glicêmico, o vegetal também aumenta a saciedade e combate o ganho de peso”, explica Andrea. A chia é fonte de ômega-3, substância com ação anti-inflamatória. “E a couve é um dos principais vegetais envolvidos na limpeza do fígado.”
Quando também é legal No lanche da tarde. “A chia e a batata yacon fazem boa dobradinha para manter a saciedade por mais tempo”, recomenda Andrea.
5. É antioxidante e limpa o sangueIngredientes
► 
2 maçãs sem caroços
► ½ limão com casca
► 1 lima-da-pérsia com casca
BenefíciosO pH ácido do limão e da lima age como adstringente no sangue. “Isso ajuda a manter o organismo em equilíbrio e combate toxinas”, explica Paula.
Quando também é legal
“Após uma refeição pesada, para ajudar na digestão”, diz Paula. Como aquela feijoada do almoço.

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