.......

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Cissus quadrangularis. Você conhece esta planta?


Você conhece esta planta?

Esta é a Cissus quadrangularis, Vitaceae. É bioativa e já ocorrem vários produtos farmacêuticos feitos à base dela. Mais recentemente, a Cissus quadrangularis começou a ganhar espaço no universo fitness, podendo ajudar no ganho de massa muscular e no emagrecimento. Contém também vitamina C, vitamina E, quercetina (um flavonoide que tem ação anti-inflamatória e anticarcinogênica) e carotenoides.

Ao ser ingerida com água, a Cissus quadrangularis forma um gel no estômago, aumentando a sensação de saciedade e contribuindo para controlar a fome

Além disso, é usada no tratamento de diversas enfermidades, entre elas: 

 Cicatrização de fraturas (ela estimula a formação de novas células ósseas).
 Osteoporose (aumenta a densidade óssea).
 Dores (atuação semelhante ao Ibunoprofeno).
 Úlceras.
 Resistência à insulina.
 Lesão dos tendões.
 Hemorroidas (aumenta o fluxo nos vasos sanguíneos).

 Fígado (atua como protetora).

INDICAÇÃO:
Indicado no tratamento da obesidade, distúrbios do colesterol, glicose, diabetes e envelhecimento.

PROPRIEDADES:
Contém as ketosteronas (40%), que aceleram a cura dos ossos atuando como antagonistas dos glicocorticóides. Neutralizam igualmente os efeitos catabólicos da cortisona no tratamento das fraturas. Em vários estudos realizados com indivíduos obesos ou com excesso de peso, o extrato de Cissus quadrangularis induziu reduções significativas de peso.

- O aumento dos níveis de creatina e de 5-HTP induzido pela administração do suplemento indica que o Cissus quadrangularis parece agir por um mecanismo de controle do apetite e propiciando o crescimento da massa muscular
- O suplemento teve igualmente como resultado a redução do colesterol total, do colesterol LDL, dos triglicerídeos e da glicemia em jejum, melhorando assim os fatores de risco cardiovascular; 
- Utilizado como analgésico e prevenção de fraturas ósseas; 
- Exerce efeito venotônico, este efeito é semelhante ao de uma mistura de flavonóides (90% diosmina, 10% hesperidina). Estes resultados confirmam a utilização tradicional do Cissus quadrangularis no tratamento da dor e da inflamação associadas às hemorróidas; 
- Possui potente atividade antioxidante e neutraliza os radicais livres em diferentes sistemas, o que pode explicar a sua eficácia nos tecidos lesados. Inibe a peroxidação lipídica e os radicais livres e estimula a atividade das enzimas antioxidantes endógenas; - Possui efeito gastroprotetor. 


* Cissus quadrangularis é uma planta utilizada tradicionalmente na medicina africana e ayurvédica, rica em flavonoides, fitoesteróis e cetoesteróis. É um poderoso antioxidante e eficaz em promover a perda de peso e combater os sintomas da síndrome metabólica.
•Inibe as enzimas lípase e amilase;
•Bloqueia a absorção de carboidratos e gorduras alimentares;
•Promove redução de peso e aumento de massa magra;
•Reduz estresse oxidativo.

Segue abaixo imagens da planta:










REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. Amaury Jr (Pesquisador da EPAGRI/SC).
2. The use of a Cissus quadrangularis/Irvingia gabonensis combination in the management of weight loss: a double-blind placebo-controlled. Study. Julius E Oben, Judith L Ngondi1, Claudia N Momo, Gabriel A Agbor and Caroline S Makamto Sobgui .Laboratory of Nutrition and Nutritional Biochemistry, Department of Biochemistry, B.P. 812, University of Yaoundé 1, Yaoundé, Cameroon and 2CRPMT, Institute of Medicinal Plants Studies, Yaoundé, Cameroon. 
3. The effect of Cissus quadrangularis (CQR-300) and a Cissus formulation (CORE) on obesity and obesity-induced oxidative stress. Oben JE, Enyegue DM, Fomekong GI, Soukontoua YB, Agbor GA. Laboratory of Nutrition and Nutritional Biochemistry, Depart.
4. http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2015/07/CISSUS-QUADRANGULARIS.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar... Sua opinião é muito importante pra nós! Volte sempre e não esqueça de dar um Ctrl + D para salvar o site nos seus favoritos ;)

BlogBlogs.Com.Br