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Como fazer Biomassa de Banana Verde.


A biomassa de banana verde ajuda a emagrecer, reduzir o colesterol porque é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelo intestino e que funciona como uma fibra que ajuda a controlar a glicemia e dá mais saciedade após a refeição!
A biomassa de banana verde trás benefícios para a saúde como:
  • Ajuda no emagrecimento: pois é pobre em calorias e rica em fibras que dão a sensação de saciedade;
  • Combate a prisão de ventre: por ser rica em fibras;
  • Combate a depressão: por conter triptofano, uma substância importante para formar o hormônio serotonina, que aumenta a sensação de bem-estar;
  • Diminui o colesterol alto: pois ajuda a reduzir a absorção de gordura no organismo;
  • Preveni infecções intestinais: pois mantém a flora intestinal saudável.
E basta apenas 2 colheres de sopa de biomassa por dia que você vai aprender agora como fazer na sua casa mesmo, pois de tão fácil você nem vai querer comprar a industrializada para ter. E o purê preparado com a polpa da fruta ainda verde pode ser usado como espessante em diversas preparações – de brigadeiro a molho de macarronada e estrogonofe sem interferir no gosto (a biomassa é neutra).



* ATENÇÃO: NO VIDEO NÃO APARECEU A NUTRICIONISTA COLOCANDO ÁGUA NA PANELA DE PRESSÃO. MAS ELA UTILIZOU A METADE DA MEDIDA DA PANELA COM ÁGUA OK. JUSTAMENTE PARA PODER COZINHAR AS BANANAS!

* Se não quiser ver o video acima, segue abaixo o passo a passo do processo logo abaixo:

Faça você mesmo:
  1. Primeiro, lembre-se de que a banana verde não deve ter passado por aclimatação – pergunte ao seu fornecedor.
  2. Separe as bananas do cacho com uma faca ou tesoura, com cuidado para que se mantenham íntegras e bem fechadas. Lave com esponja, água e sabão, enxaguando bem.
  3. Em uma panela de pressão, ponha água até a metade. Espere ferver, acrescente as bananas e tampe. Quando começar a soltar o vapor pela válvula, abaixe o fogo e cozinhe por 10 minutos.
  4. Desligue o fogo, mas não abra a panela nem a coloque sob a água da torneira. A pressão deve ser liberada naturalmente.
  5. Rapidamente, descasque a fruta ainda quente com ajuda de um garfo e bata no liquidificador ou no processador até obter uma pasta. Se estiver difícil de bater, junte um pouco de água fervente (não use a água do cozimento). Utilize a biomassa em seguida ou congele. Dura de três a cinco dias na geladeira e até três meses no freezer.
  6. Descongele a biomassa em banho-maria (para não talhar) e só então junte-a às receitas. Pode ser usada congelada apenas em sucos e smoothies.

Informação Nutricional e como usar:

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de biomassa de banana.
Quantidade em 100 g de biomassa de banana verde
Energia: 64 kcal
Proteínas1,3 gFósforo14,4 mg
Gordura0,2 gMagnésio14,6 mg
Carboidratos14,2 gPotássio293 mg
Fibras8,7 gCálcio5,7 mg
Pode-se usar a biomassa de banana verde em vitaminas, sucos, patês e massas de pães ou bolos, além de alimentos quentes, como mingau de aveia, caldos e sopas.
Para facilitar a vida, prepare uma boa quantidade de biomassa e congele em forminhas de gelo para usar no dia a dia – bata um cubinho (11 calorias) no suco e acrescente outro no preparo do feijão para você ter acesso a todos os benefícios do purê.

Detalhe: a banana verde ideal para o preparo da biomassa não pode ter sido aclimatizada (processo que acelera o amadurecimento). O problema é que praticamente tudo o que compramos no mercado e nas feiras livres passou por algum tipo de aclimatação para chegar até nós. A boa notícia é que, no embalo das descobertas sobre as propriedades desse alimento, alguns hortifrútis já vendem a banana sem passar pelo processo de aclimatação.


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