Anuncie Aqui:

Qual o Alimento mais Rico em Nutrientes



Neste post segundo a Nutricionista Sabrina Jubett do site (www.clinicalivon.com.br) vamos citar para vocês uma lista com o "Top 10" dos Alimentos com mais Nutrientes e os seus benefícios. Papel e caneta na mão porque essa dica é Top D+!!!


Mirtilos
Os mirtilos possuem níveis elevados de antioxidantes, particularmente de antocianinas, que são elementos chave para neutralizar os danos causados pelos radicais livres às células do organismo. Também podem promover a vasodilatação e têm um efeito de inibir a formação de coágulos sanguíneos.
Mas a notícia mais interessante em relação a este fruto é o fato de que o mirtilo parece reduzir alguns efeitos relacionados com a idade, como a demência e a doença de Alzheimer.
Caso não encontre facilmente, substitua por frutos da mesma família: morangos, cerejas, framboesas, amoras, uvas pretas.

Brócolis

Os brócolis e todos os restantes vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, couve de bruxelas) estão entre as principais armas que possuímos no nosso ambiente alimentar para combater o câncer.
Os compostos fitoquímicos existentes nos brócolis, como o sulforafano e os indóis, são eficientes na prevenção de vários tipos de cânceres e os estudos mostram que apenas meia xícara de brócolis por dia pode resultar numa proteção contra inúmeros tipos de câncer como: pulmão, estômago, cólon e reto.

Soja
A soja é reconhecida como um alimento altamente nutritivo. Investigadores de países ocidentais ficaram particularmente interessados na soja quando descobriram que indivíduos que seguiam dietas asiáticas sofriam uma redução nas taxas de doenças cardíacas, cânceres, osteoporose e alterações sofridas com a menopausa.
Para obter os benefícios da soja, deve-se apostar no próprio alimento e não em suplementos, que podem não apresentar os resultados pretendidos.

Chá Verde
O chá verde contém em sua composição substâncias chamadas de flavonóides, que são antioxidantes, considerados até mais poderosos que a vitamina C e E.
Há evidências sustentadas de que o consumo de chá está associado com uma diminuição do risco de doença cardíaca e com a prevenção do envelhecimento precoce.

Tomate
O licopeno, um pigmento de cor vermelha que pertence ao tomate, é um grande contribuinte na promoção da saúde. É encontrado, sobretudo, no tomate cozido e em produtos à base de tomate. Este composto é capaz de neutralizar um grande número de radicais livres no corpo humano e alguns estudos mostram seus benefícios na prevenção do câncer de próstata.

Iogurte
O nosso aparelho digestivo encontra-se povoado por mais de 5 mil espécies de bactérias, algumas benéficas e outras prejudiciais para a saúde. Para manter o intestino saudável, o objetivo é equilibrar esta população microbiana.
O iogurte desempenha um papel fundamental nesta promoção, pois encoraja o crescimento das bactérias chamadas “amigáveis” e limita a proliferação das bactérias patogênicas. Os iogurtes que apresentam mais benefícios ao intestino são os que contém culturas ativas de microorganismos como lactobacillus acidophilus, thermophilus, bulgaricus e casei.
O consumo regular de iogurtes beneficia o normal funcionamento do intestino, contribuindo também para a prevenção de doenças graves como o câncer do cólon.

Nozes
O consumo regular desta oleagenosa está associado a um menor risco de doenças cardiovasculares, a uma menor perda de memória e também na manutenção de uma boa imunidade.
A noz é rica em proteína, gordura monoinsaturada e sais minerais como magnésio, cálcio e zinco, além de ser uma ótima fonte de fibras.
Outro componente seu fundamental para a saúde é a vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a combater os radicais livres e diminui a propensão ao desenvolvimento de Alzheimer.

Abóbora
O nutriente principal da abóbora é uma combinação sinérgica de carotenóides. Compostos de cor amarela, laranja ou avermelhada, os carotenóides tem um papel determinante na proteção da nossa pele e olhos, agindo contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas. Também estão associados a uma redução do risco de diversos tipos de câncer e a uma redução da taxa de incidência de doença cardíaca.
A batata-doce e a cenoura são também alimentos muito ricos em carotenos, também conhecidos como beta-carotenos.

Quinua
A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa.
Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos. Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção, quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.
Por isso, você pode recorrer a ela para recuperar e manter os músculos. Hvale ressataltar também a sua riqueza em vitaminas A, B6, B1, E, C e minerais como cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco. A quinua pode ser considerada um alimento de alta nutrição para celíacos e vegetarianos.

Suco de Uva Integral
Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração.
Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias. A evolução dos estudos neste sentido acreditam que os antioxidantes do suco de uva permanecem no corpo por mais tempo do que os do vinho.
Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes, então quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos.


Os alimentos ricos em vitaminas servem para manter a pele saudável, o cabelo bonito e o organismo equilibrado, evitando doenças, como anemias, escorbuto, pelagra e até problemas hormonais ou de desenvolvimento... A melhor forma de ingerir vitaminas é através de uma alimentação colorida porque os alimentos não possuem apenas uma vitamina e esta variedade de nutrientes torna a alimentação mais equilibrada e saudável. Por isso, mesmo ao comer uma laranja, que é rica em Vitamina C, ingere-se também fibras, outras vitaminas e minerais.
Tipos de Vitaminas:
Exitem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis, como a vitamina A, D, E, K; que estão presentes, principalmente, em alimentos como leite, óleos de peixe, sementes e verduras, como brócolis, por exemplo.
E as outras vitaminas são as vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C, que se encontram em alimentos como fígado, levedo de cerveja e frutas cítricas, por exemplo.
Os alimentos ricos em vitaminas também possuem minerais, como magnésio e ferro, que ajudam a combater o cansaço físico, mental, cãibras e até anemias, por exemplo.
Quando tomar Suplementos Vitamínicos:
Os suplementos vitamínicos, como Centrum, são, geralmente, utilizados quando existe uma necessidade maior do organismo por estes nutrientes, como durante gravidez ou na amamentação, por exemplo.
Além disso, os suplementos vitamínicos também têm sido usados como suplemento para enriquecer a alimentação devido ao excesso de estresse ou exercício físico, por exemplo, porque nessas situações o organismo precisa de mais vitaminas.
A ingestão de suplementos de vitaminas ou de qualquer outro nutriente só deve ser utilizada sob orientação do médico ou nutricionista.

Quais são as Vitaminas que engordam:
As vitaminas não têm calorias e, por isso, não engordam. Porém, a suplementação em vitaminas, principalmente as vitaminas do complexo B, como ajuda a regular as funções do organismo pode levar a um aumento do apetite para que ao ingerir maior quantidade de alimentos se compense a falta de algum nutriente.
← Anterior Proxima → Inicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar... Sua opinião é muito importante pra nós! Volte sempre e não esqueça de dar um Ctrl + D para salvar o site nos seus favoritos ;)

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Teste sua Conexão:

Saiba Sua Velocidade Real de Conexão!

Visitantes On Line:

Desde: 17/08/2009: Locations of visitors to this page