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Quero muito correr, mas não aguento! O que posso fazer?



Uma das perguntas que o site mais recebe é: "Quero muito correr, mas não aguento. O que posso fazer?".

Atendendo o pedido de vocês, calma não se desesperem rs, finalmente chegou o dia de revelar o segredo da Corrida de 5k...

Por mais difícil que possa parecer suas primeiras corridas, com o treino certo, um tênis adequado e apropriado para você (descubra aqui qual o seu tipo de pisada) e uma dose de motivação da hora! Em pouco tempo você já estará completando sua primeira corrida de 5 km! Iremos te passar aqui tudo que vc precisa para alcançar seus primeiros 5k! Agora vai! Acredite! 🏃👍  

O ideal é começar aos poucos, com caminhas leves em esteiras ou terrenos planos. Assim, quando sentirmos que estamos aguentando bem as caminhadas de 30 à 40 minutos, podemos procurar percursos diversos, com subidas e decidas (ruas são ideais) mas existem esteiras que simulam a inclinação do terreno também. 

Quando aguentar caminhadas mais longas, tipo 50, 60 minutos, em ritmos variados (leve a moderado), pode inserir nos treinos um pouco de corrida (tiros de 30 segundos). Se achar um minuto muito difícil ainda, comece com 20 segundos, 10'.... que aos poucos seu condicionamento físico vai lhe possibilitando maiores tempos... O importante é respeitar seu condicionamento e seu corpo e não tentar cumprir metas que ainda não são humanamente impossíveis para você.... Mas calma que você chega lá! 

Hj aqui já lhe passaremos de brinde uma Planilha de Corrida de 5k para você fazer sua primeira corrida! E em apenas 8 semanas! Isso mesmo! Encontramos no site do EU ATLETA. Super aprovada!

Mas não ache que agora você vai calçar seus tênis e sair correndo 40 minutos sem parar! Pelo contrário, agora é o momento de fazer a transição entre caminhada e corrida, ou seja, devemos estruturar nossos treinos de forma a condicionar nosso organismo a aguentar cada vez mais volumes maiores de corrida.

Para isso podemos, por exemplo, realizar treinos intercalados de caminhada e corrida, iniciando com caminhadas de 8 a 10 minutos por corridas de 30 segundos a 1 minuto. Aos poucos devemos diminuir o tempo de caminhada até chegarmos à proporção de 1:1, ou seja, por exemplo, 4 minutos de caminhada por 4 minutos de corrida. Depois devemos aos poucos diminuir o tempo da caminhada e aumentar o tempo de corrida até conseguirmos correr contínuos 5, 10, 15, 20 minutos.

Ao aguentarmos corridas contínuas de 15 a 20 minutos já podemos realizar treinos específicos visando nossa primeira competição de 5 km. Para isso, podemos pensar em treinos intercalados, em diferentes tipos de terreno (asfalto, terra, grama) e com diferentes inclinações (plano, subida, decida). 

Lembre-se! Sempre inicie uma atividade física supervisionada por um profissional, seja um Médico ou Educador Físico para ter sua saúde garantida. 
E aumente seus treinos de forma gradativa, intercalando sessões de treinos com sessões de descanso e respeitando seu limite.



.:: Links da Matéria ::.

- Tipos de Pisadas, pronada, supinada ou normal:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/guia/pronada-supinada-ou-normal-saiba-qual-e-sua-pisada-e-escolha-o-tenis.html

- Planilha de Treino de 5k em 8 semanas:
http://estatico.globoesporte.globo.com/2013/02/04/euatleta_planilha-treino-5km.pdf


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